Dicas do Guia

8 de março de 2022

PREFEITURA ASSINA CONVÊNIO PARA A CONSTRUÇÃO DA CASA DA JUVENTUDE

Unidade será construída no mesmo espaço que abrigará creche

A Prefeitura assinou no sábado (19) com o Governo do Estado, por meio da subsecretaria estadual da Juventude, um convênio para a construção da Casa da Juventude, em Mairiporã, que será construída na avenida Tabelião Passarela, numa área doada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e que abrigará também uma nova creche.

A Casa da Juventude será um espaço destinado à criação de novos projetos e negócios entre o público jovem e contará, inicialmente, com 10 cursos gratuitos, entre eles o de atendente de farmácia, auxiliar de vendas, edição de vídeo para YouTube, Excel aplicado à área administrativa, gestão de pequenos negócios, jogos digitais, marketing digital e vendas em redes sociais, paisagismo, técnicas e projetos, photoshop e corel draw, tratamento de imagem e rotinas de recursos humanos.

De acordo com a municipalidade a proposta é que a Casa da Juventude seja um espaço de apoio aos jovens, no início de sua vida profissional.  Segundo ela, com este projeto o município avançará bastante, pois trará ações de incentivo à qualificação.

Oportunidades

O projeto vai ajudar jovens na busca por oportunidades de emprego, com ações voltadas para a qualificação profissional, economia criativa, empreendedorismo e convivência. Além disso, irá oferecer cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos, além de um ambiente para desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis e startups.

Outra oportunidade para os jovens será trazida pela prefeitura de Mairiporã, através da secretaria municipal de desenvolvimento econômico, com o programa ‘Primeiro Emprego’.

O programa busca a inserção desse público no mercado, através de políticas públicas de incentivo do governo municipal e por meio de convênios com empresas da cidade, fortalecendo a geração de emprego e renda. A ideia é contratar 100 jovens que moram na cidade há pelo menos 1 anos e que estejam cursando o ensino fundamental ou médio. Serão disponibilizadas 50 vagas em abril e mais 50 em agosto.

As inscrições estarão abertas a partir de 7 de março e poderão ser feitas presencialmente junto a secretaria de Desenvolvimento Econômico em Mairiporã ou no posto da secretaria na Subprefeitura de Terra Preta.

Sobre o autor