Dicas do Guia

Mundo Curioso
6 de agosto de 2018

Mundo Curioso: É no vai e vem que o bicho pega.

É do movimento incessante das ondas e das marés que o mar traz as condições de vida para os seres que dele dependem.

Adaptados ao vai e vem das marés, os animais e plantas conseguem sua alimentação que chegam flutuando na água através desse deslocamento.

CARANGUEJO
Por se alimentarem de todo e qualquer organismo, vivo ou morto, os caranguejos são considerados lixeiros ambientais.

Estima-se que exista mais de 4.500 espécies de caranguejos em toda a costa marítima do globo terrestre. O maior deles é o caranguejo-aranha-gigante, podendo ser encontrado no fundo do mar, no Japão. A envergadura desse crustáceo chega a atingir mais de 3,5 metros de comprimento, considerando a distância de uma pata até a outra quando esticadas.

 

PEIXE-ARANHA
Podem ser achados do sul no Mar do Norte até ao Mediterrâneo. Sua principal característica é enterrar-se na areia e ficar à espreita de peixes pequenos, camarões e até caranguejos, descuidados, que se aproximam, podendo assim se alimentar. Suas barbatanas possuem espinhos venenosos, não sendo mortal e nem tanto perigoso, que apesar da dor de um banhista, quando picado, em questão de horas, mesmo sem devidos cuidados, é aliviada.

 

ESTRELA DO MAR
Em sua maioria, a estrela do mar é um predador voraz sendo vista como uma das 100 piores espécies invasoras do reino marinho.

A estrela do mar, com a boca no centro da superfície inferior do seu corpo, se alimenta de mariscos, corais, esponjas e outros pequenos animais. Várias espécies especializam-se em desenvolver sua conduta alimentar de acordo com as condições local.

Apesar de dizerem que a estrela do mar é tóxica, existem algumas regiões que fazem uso delas como alimentos.

 

ANÊMONAS
Parentes das águas-vivas, as anêmonas-do-mar compõem a cadeia alimentar marinha, portanto, essencial para a subsistência desse ambiente. Em contra partida, com a ajuda de seus longos tentáculos ferroam e com uma substância irritante paralisam a presa, como pequenos peixes, camarões e outros seres que fazem parte da sua dieta. A presa depois é levada para a boca com ajuda dos seus tentáculos, que se localizada em uma das extremidades superior de seu corpo.

 

CORAIS
Fazem parte da dieta alimentar dos corais uma infinidade de seres vivos, como os diversos tipos de organismos aquáticos e pequenos peixes.

Colônias que cobrem grandes superfícies rochosas e de cores diversas, dão abrigo e sustento a uma extraordinária quantidade e qualidade de vidas, produzindo ainda para os seres humanos substâncias e elementos que podem ser utilizados para a fabricação de químicas e de produtos artesanais, colares, joias e até enfeites para aquários.

 

Nunca é demais se informar, caso tenha necessidade de algum tipo de profissional ou prestador de serviço, consulte www.guiacomercialbrasil.com.br

Imagem: Pixabay

Consulte também o Guia Comercial em:
Rio Branco
Maceió
Macapá
Manaus
Salvador
Fortaleza
Brasília
Vitória
Goiânia
São Luís
Cuiabá
Campo Grande
Belo Horizonte
Belém
João Pessoa
Curitiba
Recife
Teresina
Rio de Janeiro
Natal
Porto Alegre
Porto Velho
Boa Vista
Florianópolis
São Paulo
Aracaju
Palmas

Sobre o autor

Cursou Desenho Artístico na Panamericana de Artes em 1964. Participou como desenhista, da equipe precursora do Mangá no Brasil de 1964 à 1972. Sócio fundador da Editora Jornalística Criart de 1973 à 1982. Criou e fundou, em 1987, a Artes Crispim Editora, detentora das marcas "Agenda de Cartões" e "Guia Comercial Brasil".