Dicas do Guia

4 de agosto de 2018

Contador, um parceiro estratégico para seu empreendimento

Há um tempo a contabilidade vem se transformando e com isso, a figura do contador deixou de ser vista como aquele "mal necessário" e passou a ser um parceiro estratégico para o sucesso do negócio. Se você ainda enxerga seu contador dessa forma ultrapassada, de duas uma: ou reveja seus conceitos ou troque de contador!

O contador, hoje em dia, é muito mais do que aquela pessoa/empresa que vai te mandar a guia de imposto e guardar seus livros, ele é um profissional capacitado para te ajudar a tomar decisões importantes para que sua empresa tenha sucesso e maior lucratividade. Claro que nem todo contador está preparado para isso, mas os que já estão preparados, são conhecidos como Contadores Consultores.

 

Veja onde o contador consultor pode te ajudar:

1 – Carga fiscal e obrigações trabalhistas
Reclamações quanto à exigências de declarações pela Receita e valores tributários são comuns. O empresário que não organiza uma agenda para pagar os tributos, também não planeja como deveria seu giro de capital.

Um dos papéis do profissional contábil é esclarecer e estudar com o cliente o plano de contas a pagar, pois o governo consome mais de 30% do que a empresa fatura.

Um contador atualizado para ajudar o empreendedor nas obrigações com o “Leão” já o permite a ter mais tempo para a administração de sua empresa.

Na esfera trabalhista também é necessário este cuidado, registrando na carteira de trabalho todos os funcionários e recolhendo FGTS e INSS.

O empreendedor não conhece a maioria das obrigações da empresa, em relação a complexidade e a carga tributária, prazos de apresentação de documentos e de recolhimentos tributários e o peso que tudo isso tem para quem consome seu produto.

2 – Pró labore e lucros
A questão de retirada de lucros e de pró labore dos sócios é outra questão que também passa desapercebido entre os empreendedores. Brigas entre os sócios é o motivo de muitas empresas quebrarem. É necessário que fique bem claro a carga horária de trabalho de cada sócio e sua remuneração. Para evitar conflitos entre os sócios, o contador pode dar recomendações e detalhar estas questões.

3 – Diagnóstico Financeiro
Sem capital de giro, muitas empresas podem ficar sem estoque e sem dinheiro para pagamento dos funcionários. O contador também pode facilitar este planejamento, prevendo custos, encargos tributários e financeiros. É recomendado realizar o diagnóstico da empresa.

Para se chegar ao preço final de um produto, todos os custos precisam ser muito bem calculados e para isso, também deve ser levado em conta os impostos embutidos no preço do produto, incidentes e a margem de contribuição que se espera.

É necessário, levantamento regular de balancetes, para proporcionar ao empreendedor clareza em seu negócio. Com este levantamento, o contador consegue dar um norte ao empresário, indicando, onde estão os custos elevados e o histórico das contas.

A contabilidade é necessidade, não um luxo!


Nunca é demais se informar, caso tenha necessidade de algum tipo de profissional ou prestador de serviço, consulte www.guiacomercialbrasil.com.br

Imagem: Pixabay

Consulte também o Guia Comercial em:
Rio Branco
Maceió
Macapá
Manaus
Salvador
Fortaleza
Brasília
Vitória
Goiânia
São Luís
Cuiabá
Campo Grande
Belo Horizonte
Belém
João Pessoa
Curitiba
Recife
Teresina
Rio de Janeiro
Natal
Porto Alegre
Porto Velho
Boa Vista
Florianópolis
São Paulo
Aracaju
Palmas

Sobre o autor

Graduado em Ciências Contábeis e Pós graduado MBA em Controladoria e Gestão Financeira. Contabilista licenciado pelo CFC. Entusiasta do / pelo empreendedorismo, Sócio-Gerente do Escritório de Contabilidade Coasfi, Palestrante e músico de fim de semana