A solução poderia ser naturalmente, as lojas físicas, que na sua maioria já utiliza a internet para fortalecer a sua marca, passar a vender através desse meio, de forma complementar. Mas será que isso funciona de fato? Lojas físicas quando passam a vender pela internet, aumentam muito seus lucros?
Existem E-commerces que nunca tinham vendido sequer um produto. Simplesmente contrataram a empresa para criar o site e deixaram lá, como se os visitantes e compradores fossem aparecer de forma mágica. Quando isso não aconteceu, se decepcionaram e passaram a acreditar que, na verdade, isso não funcionava tanto assim quanto diziam.
Mas por outro lado, existem empresas que até fecharam suas lojas físicas, afinal, a sua loja virtual deu tão certo, e os custos são tão menores, que passou a não valer mais apenas manter uma estrutura física.
O segredo para uma loja virtual vender é: audiência.
Mas, como conseguir isso?
Em primeiro lugar você precisa entender quem é seu cliente. Onde ele está? Quais redes sociais mais acessa? Que linguagem ele conversa? Não adianta nada você encher de visitas seu site, com pessoas que não estão nem aí para o seu produto ou serviço. Curiosos são dispensáveis. Você precisa colocar no seu site, possíveis clientes. Então, comece por essa base. Quem é seu cliente ideal? É hora de pensar nisso!
Depois de ter definido qual é seu cliente ideal e a forma de se comunicar com ele, você precisa estar nos lugares aonde ele está. Por exemplo, se ele usa o Instagram, você precisa estar lá, se ele usa o Linkedin ou Facebook, você precisa utilizar esses canais. Após esse importante passo, você precisa começar a se comunicar com ele. Criar conteúdo. Não apenas tentar vender. Você precisa oferecer algo que faça com que seu cliente preste a atenção no seu canal e engaje com ele. Depois que ele tiver um relacionamento com a sua marca, aí sim, você poderá vender. Se você trabalhar bem com as redes sociais, a chance de vender é muito maior. Faça um planejamento e crie anúncios nessas redes. Cada estratégia tem um planejamento único que depende de vários fatores, mas é essencial entender que as redes sociais tem papel de protagonismo no comércio virtual.
É importante que você não fique apenas nas suas redes sociais. Utilize os influenciadores que seu público segue. Faça parcerias de divulgação. Alguns cobram um valor, outros você manda algo da sua loja, eles já aceitam divulgar. E o retorno geralmente é muito positivo.
O Google é outro fator imprescindível para seu negócio online. Este, não importando o seu público. Não que você não vá considerar as informações do seu público, mas sim que, independente de quem é, todos utilizam o Google. Se você não estiver na primeira página do Google, ficará muito difícil te encontrar, e as suas chances de vender serão muito menores.
Então, como ficar bem posicionado no Google? Existem duas formas, uma de longo prazo e outra de curto prazo. Ambas muito importantes. Google SEO e Adwords.
No Google SEO, é preciso fazer um planejamento de palavras-chave que serão estratégicas para que seu site esteja nas primeiras páginas do Google. Você deve entrar em contato com o desenvolvedor da sua loja e pedir isso. Caso ele não ofereça esse serviço, você precisa contratar alguém para implementar essa estratégia, antes do site ser desenvolvido. A partir desse planejamento que se deve começar a desenvolver a ferramenta.
No Google Adwords, você irá investir um valor X, de acordo com o planejamento e a sua verba disponível, para que seu site apareça no Google, nos links patrocinados. Você vai pagar por cliques que receber no site. Existem dois lugares aonde o seu link patrocinado irá aparecer na página de pesquisa. No topo, ou em baixo no rodapé da página.
Utilizando esses conceitos você irá atrair tráfego para a sua loja, e consequentemente irá vender muito mais. Lembre-se do que foi dito no início. Você precisa de visitas no seu site, de audiência.
Para quem deseja começar do zero no meio virtual, as possibilidades são infinitas, e cada vez mais os custos são menores, se comparado a uma loja física.
Então, vale sim a pena ter uma loja virtual. Desde que tudo seja planejado da forma correta, não esperando milagres.
Nunca é demais se informar, caso tenha necessidade de algum tipo de profissional ou prestador de serviço, consulte www.guiacomercialbrasil.com.br
Imagem: Pixabay
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