Dicas do Guia

8 de agosto de 2018

Mundo Curioso: Comer bem para poder crescer.

Boa parte dos alimentos expostos nos supermercados ou armazéns, foi colhido ou produzido dias, semanas ou até meses antes de estarem em nossas mesas para consumo e mesmo assim conservam seus sabores e aparências originais.

 

MÉTODOS E FÓRMULAS
Há milhares de anos, com o homem tendo a necessidade de guardar e conservar sua comida no período de inverno, fez com que ele fosse criando e aperfeiçoando métodos e fórmulas para que os alimentos não perecessem e pudessem manter suas características por um bom tempo.

Atualmente, a indústria de alimentos, com processos químicos e equipamentos modernos, possibilitam que os produtos comestíveis, através de longas viagens, cheguem do outro lado do mundo bem conservados e com boa aparência, permitindo assim seu consumo com validade programada.

 

PASTEURIZAÇÃO
Um método importante e comprovadamente eficaz é a pasteurização, praticado pela indústria de bebidas e alimentos, com a finalidade de garantir ao consumidor um produto saudável e livre de bactérias.

Foi em 1864 que Louis Pasteur, um cientista francês (1822-1895), descobriu que ao aquecer, acima de 60°C, alguns tipos de alimentos ou líquidos por determinado tempo e baixar rapidamente a temperatura do produto aquecido evitaria sua deterioração e reduziria de maneira considerável o número de microrganismos hospedados no alimento.

 

CONGELAMENTO
Na técnica de congelamento, entre -15ºC e -35ºC os microrganismos não se alimentam e nem se reproduzem. Porém, nem tudo é perfeito, alguns tipos de microrganismos ainda sobrevivem a baixas temperaturas. Com o passar do tempo os conservantes, aplicados no produto, perdem força e vão dando espaço para as bactérias, então, o alimento começa a perder características específicas, aparência, sabor, aroma, cor e textura. É por isso que é obrigatório por lei, constar nos impressos das embalagens um período ideal para consumo, protegendo assim a saúde e integridade do consumidor.

 

CONSERVANTES
Conservantes, para os fabricantes de produtos comestíveis, são substâncias químicas indispensáveis que, agregadas à matéria prima, aumentam a vida útil de um produto industrializado. Sem conservantes, seria impraticável essa atividade, pois as bactérias e os fungos atacariam rapidamente toda produção. Quase a totalidade dos alimentos que encontramos nas prateleiras dos supermercados contém esse tipo de aditivo. O sal e o vinagre, por serem ótimos antimicrobianos, são alguns dos conservantes naturais que usamos em nossas refeições diárias. Com o intuito de temperar e dar sabor, nem percebermos que estamos eliminando microrganismos.

 

MICRÓBIOS ÚTEIS
As padarias, assim como as adegas, são as grandes beneficiadas pela existência das leveduras, um microrganismo útil para os alimentos. Sem as leveduras, talvez, não existissem produtos como o pão, o vinho, a cerveja e tantos outros, com a composição que conhecemos hoje.
Leveduras são seres vivos invisíveis a olho nu, micróbios úteis para a indústria alimentícia que, quando aplicada na preparação do líquidos ou de massas, promovem a fermentação necessária para alguns tipos de alimentos.

Nunca é demais se informar, caso tenha necessidade de algum tipo de profissional ou prestador de serviço, consulte www.guiacomercialbrasil.com.br

Imagem: Pixabay

Consulte também o Guia Comercial em:
Rio Branco
Maceió
Macapá
Manaus
Salvador
Fortaleza
Brasília
Vitória
Goiânia
São Luís
Cuiabá
Campo Grande
Belo Horizonte
Belém
João Pessoa
Curitiba
Recife
Teresina
Rio de Janeiro
Natal
Porto Alegre
Porto Velho
Boa Vista
Florianópolis
São Paulo
Aracaju
Palmas

Sobre o autor

Cursou Desenho Artístico na Panamericana de Artes em 1964. Participou como desenhista, da equipe precursora do Mangá no Brasil de 1964 à 1972. Sócio fundador da Editora Jornalística Criart de 1973 à 1982. Criou e fundou, em 1987, a Artes Crispim Editora, detentora das marcas "Agenda de Cartões" e "Guia Comercial Brasil".