Dicas do Guia

6 de dezembro de 2018

A Importância de Redes Colaborativas

Um dos fatores que mais influencia na inovação, crescimento e competitividade das empresas, é o estabelecimento de redes colaborativas, em um universo onde essas empresas estejam inseridas.

Redes colaborativas são constituídas por uma variedade de entidades (organizações e pessoas) conectadas via tecnologia e que possuem interesses comuns. Assim, intensifica-se a interação, diminuindo o tempo e espaço nas relações entre os envolvidos. As dinâmicas formadas a partir daí reduzem incertezas, e até mesmo certos riscos das atividades, além da expectativa econômica a partir essencialmente da cooperação entre as partes. O cenário atual de mudanças, cada vez mais rápidas, traz diversas possibilidades e novos horizontes, e a colaboratividade é um deles. Quando se está atuando dentro das redes, novas oportunidades podem ser criadas a todo o momento.

Os principais benefícios das redes colaborativas são o compartilhamento do conhecimento (e o aprendizado por parte dos indivíduos) e a confiança estabelecida entre relacionamentos. Mas claro que, quando se faz uma indicação, a pessoa que a recebeu deve ter mérito pela qualidade do produto vendido ou pela excelência do serviço prestado, e em ambos os casos, pelo atendimento. Indicar por indicar, faz com que as redes, de modo geral, percam credibilidade, uma vez que uma experiência negativa, por muitas vezes, fala mais alto que várias experiências positivas.

Era comum ouvir histórias de redes formadas entre, por exemplo, startups e profissionais autônomos. Agora, micro e pequenos empresários e até mesmo grandes companhias também estão formando conexões colaborativas visando melhorar processos e gerar cada vez mais negócios.

Em Mairiporã já existe uma iniciativa desse tipo, que foi primeiramente pensada e organizada pela Rita Fassio, empresária, dona da Ótica Vitória, e que disponibilizou gratuitamente seu tempo e esforço para reunir alguns empresários e profissionais em um grupo no Facebook e no WhatsApp. Com muita dedicação e emprenho não só dela, mas também dos novos voluntários que foram chegando, o grupo tem crescido, e com isso novas ideias e eventos já estão acontecendo na cidade, como por exemplo, o Bazar de Natal que vai acontecer agora nos dias 8 e 9 de dezembro, no ginásio do Esporte Clube Mairiporã, bem no centro da cidade, e será uma grande oportunidade para os comerciantes da cidade exporem seus produtos com grande visibilidade, uma vez que o evento pretende atrair muitos interessados em fazer boas compras nessa época do Natal.

Se você for de Mairiporã e tiver interesse em ingressar na REMAI – Rede Empreendedores Mairiporã, clique no link abaixo e preencha o formulário de apresentação, que em pouco tempo alguém fará contato com você:

http://bit.ly/cadastroremai

Juntos somos mais fortes!

Sobre o autor

Graduado em Ciências Contábeis e Pós graduado MBA em Controladoria e Gestão Financeira. Contabilista licenciado pelo CFC. Entusiasta do / pelo empreendedorismo, Sócio-Gerente do Escritório de Contabilidade Coasfi, Palestrante e músico de fim de semana