De acordo com a secretaria de saúde, o trabalho é voltado à prevenção.
O recém inaugurado prédio do Centro de Referência em Saúde da Mulher, denominado de ‘Casa da Mulher Maria Dalsotto Braga’ vem para otimizar e elevar a qualidade da saúde da população de Mairiporã, principalmente do público feminino, ofertando a realização de consultas médicas e exames ginecológicos diversos, com a finalidade de prevenir doenças futuras.
A estimativa é de que o espaço, com diversas salas, preparadas para acolher a mulher com dignidade, com estrutura e tecnologia realize mensamente cerca de 500 consultas, 300 mamografias, 900 ultrassonografias, 250 Papanicolaus, além da colocação de 100 DIU’s (Dispositivo Intrauterino) em pacientes que necessitam de qualquer um desses serviços oferecidos.
“Essa conquista não é somente das mulheres, embora sejam elas quem usarão diretamente os serviços de saúde ofertados aqui, pois a mulher trabalha fora, cuida da casa, dos filhos e tem muitas outras responsabilidades, deixando de priorizar a própria saúde. A cidade como um todo ganha muito com esse equipamento, pois as mulheres terão um atendimento digno, com privacidade para se consultar e prevenir algumas doenças no futuro como o câncer de colo do útero”, disse o prefeito.
Além disso, O Centro de Referência em Saúde da Mulher disponibiliza colonoscopia, vulvoscopia, atendimento de alto risco e pré-natal para gestantes. A ‘Casa da Mulher’ está localizada na Rua Capitão Cândido Glarão, 173 – Centro.