Dicas do Guia

2 de agosto de 2018

Criatividade para reutilizar madeiras

Saiba como transformar as sobras de madeira em peças únicas, criativas e úteis.

É inevitável aquela sobra de madeiras do tipo caibros, tábuas e sarrafos amontoados num canto do terreno quando uma obra chega ao seu final.

A vontade de fazer uma fogueira é grande, ao invés disso, reutilize essas madeiras para produzir coisas úteis, como uma casinha para o seu animal de estimação, uma estante para apoiar ferramentas ou tantas outras coisas que sua imaginação puder alcançar. Um tratamento com lixa, tinta, verniz e uma dose de criatividade podem fazer maravilhas, transformando o que era entulho em algo de serventia, isso sem pensar na possibilidade de que você pode ganhar um dinheiro extra, com os vizinhos, se for caprichoso e criativo.

Para facilitar o trabalho, comece fazendo uma seleção das tábuas não estão empenadas e que tenham a mesma espessura e largura.

 

Aqui vão 5 dicas do que fazer:

1 – Baús

Além de ser uma peça única, feita por você, os baús são de muita utilidade, podendo liberar espaços em ambientes internos, além de permitir organizar brinquedos, revistas, álbuns fotográficos e outra coisas mais.

2 – Estantes
Com um pouco de capricho, alguns pregos, parafusos, cola e verniz de custo baixo, faça uma estante de madeira, transforme as simples tábuas usadas num magnífico móvel.

3 – Casinha de árvore
Uma maneira bem criativa de se dar fim as sobras de madeiras velhas, para quem tem filhos pequenos ou netos, é uma casinha em cima de árvore. A construção requer alguns cuidados mas no final o esforço é recompensador.

4 – Peças decorativas
Sem muita técnica e sem a necessidade de ferramentas sofisticadas, é possível, transformar os restos de madeiras em lindas peças decorativas para ambientes diversos.
Agregando alguns adereços e peças é possível com um caixote qualquer, bem lixado e tratado, se obter uma linda mesa de centro. Use sua imaginação.

5 – Brinquedos diversos
Tanto quanto o amor e a saúde, um brinquedo de madeira pode influenciar, e muito, na educação e na evolução intelectual de uma criança.
E não precisa ser nada extravagante. São brinquedos simples, como uma balança, um escorregador ou até mesmo um carrinho de rolimã.

Já imaginou o quanto uma criança pode progredir, na capacidade de pensar, interagindo na construção desse tipo de brinquedo?

Nunca é demais se informar, caso tenha alguma dificuldade na confecção de alguma peça, consulte um marceneiro neste link: MARCENEIROS

 

Nunca é demais se informar, caso tenha necessidade de algum tipo de profissional ou prestador de serviço, consulte www.guiacomercialbrasil.com.br

Imagem Freepik

Consulte também o Guia Comercial em:
Rio Branco
Maceió
Macapá
Manaus
Salvador
Fortaleza
Brasília
Vitória
Goiânia
São Luís
Cuiabá
Campo Grande
Belo Horizonte
Belém
João Pessoa
Curitiba
Recife
Teresina
Rio de Janeiro
Natal
Porto Alegre
Porto Velho
Boa Vista
Florianópolis
São Paulo
Aracaju
Palmas

Sobre o autor

Cursou Desenho Artístico na Panamericana de Artes em 1964. Participou como desenhista, da equipe precursora do Mangá no Brasil de 1964 à 1972. Sócio fundador da Editora Jornalística Criart de 1973 à 1982. Criou e fundou, em 1987, a Artes Crispim Editora, detentora das marcas "Agenda de Cartões" e "Guia Comercial Brasil".